Projeto Matemática Viva

“A matemática desempenha um papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.” Parâmetros Curriculares Nacionais

Aqui no J.R. Lages, buscamos fornecer aprendizado aos nossos alunos que vão além das aulas tradicionais. Com base nisso, na importância do conhecimento matemático e na necessidade de promover uma aprendizagem significativa e problematizadora, realizamos todos os anos, ao longo dos bimestres, o Projeto Matemática Viva.  Essa iniciativa reúne todas as ações que envolvem a Matemática, incluindo as Olimpíadas de Matemática do Estado do Rio de Janeiro – OMERJ, Brasileira de Matemática e Canguru Brasil, com a realização dos Circuitos Preparatórios que contemplam, na sua 1ª etapa, todos os alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.

A culminância desse projeto se deu no período de 23 a 27 de novembro, quando os professores da disciplina trouxeram para as salas de aula experimentos, filmes, desafios e jogos, fazendo da Matemática uma disciplina cheia de vida, sentido, “cor” e movimento.