10 dicas para organizar os estudos em ano de vestibular

O segundo semestre já está a todo vapor e, para os formandos, a expectativa com os estudos para o vestibular e o Enem só aumenta! Manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana e descansar no domingo é essencial para quem quer se dar bem nas provas.

Hoje, preparamos dicas para você manter a rotina e a disciplina dos estudos:

1) Seja organizado. O seu primeiro passo é elaborar um cronograma diário com horário de aula, estudo e descanso. Além da sala de aula, os vestibulandos devem estudar diariamente, no mínimo, três vezes por dia, dando prioridade às matérias vistas em sala de aula.

2) Escolha o local ideal. Procure estudar em lugares tranquilos, bem iluminados, arejados e sem muitas interferências, como computador, smartphone e televisão. Veja qual é o local que funciona melhor para você se concentrar: O ideal é fazer intervalos de 15 a 20 minutos durante o horário de estudos para relaxar a mente.

3) Alimente-se. Ter uma alimentação saudável e balanceada, nos horários adequados, faz toda a diferença na sua preparação para as provas, pois aumenta a disposição para estudar e a atenção no seu dia.

4) Durma bem. Busque ter uma excelente noite de sono. Os vestibulandos devem dormir o suficiente para relaxar e aprender, uma média de 7 a 9 horas de sono por noite.

5) Faça simulados. Realize simulados e provas de vestibulares e ENEM anteriores, principalmente dos últimos três anos. Faça apenas um simulado por mês para mensurar o seu conhecimento e mostrar suas principais dúvidas. É também uma dica cronometrar o tempo que leva para resolver as provas.

6) Elabore uma redação. Tente elaborar uma redação por semana. Peça a um professor, colega ou a um familiar para analisar o seu texto e apontar possíveis erros e acertos.

7) Fique atualizado. Acesse portais de notícias, leia jornais e revistas, assista a reportagens e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. O ideal é você reservar uma hora do seu dia para isso.

8) Divirta-se. O vestibulando merece um tempo para diversão, né? Procure sair, se divertir, encontrar amigos, namorar e encontrar os familiares.

9) Incentive o cérebro. Faça resumos, esquemas e mapas que facilite a compreensão. Destaque os assuntos que devem ser recordados ou que têm mais possibilidade de cair nas provas. Use lembretes em portas, espelhos e armários. Assim a informação é assimilada espontaneamente pelo seu cérebro.

10) Faça atividade física. Separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos.