NOSSO ENSINO FUNDAMENTAL

É no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que se consolida a proposta Pedagógica desta etapa da Educação Básica no Colégio J.R. Lages Bilíngue – Sistema pH de Ensino, onde a educação escolar visa criar as condições necessárias para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e dominem os conteúdos necessários a sua compreensão da realidade e das práticas sociais.

PCNs Ensino Fundamental (do 1 º ao 5º ano)

A escola, na perspectiva de construção de cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade.

PCNs Ensino Fundamental (do 6 º ao 9º ano)

As questões relativas à globalização, às transformações científicas e tecnológicas e à necessária discussão ético-valorativa da sociedade apresentam para a escola a imensa tarefa de instrumentalizar os jovens para participar da cultura, das relações sociais e políticas. A escola, ao posicionar-se dessa maneira, abre a oportunidade para que os alunos aprendam sobre temas normalmente excluídos e atua propositalmente na formação de valores e atitudes do sujeito em relação ao outro, à política, à economia, ao sexo, à droga, à saúde, ao meio ambiente, à tecnologia, etc.

Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes.