banner fundamental.jpg
ens.fundamental.png

Home / Ensino fundamental

NOSSO ENSINO FUNDAMENTAL

É no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que se consolida a proposta Pedagógica desta etapa da Educação Básica no Colégio J.R. Lages Bilíngue – Sistema pH de Ensino, onde a educação escolar visa criar as condições necessárias para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e dominem os conteúdos necessários a sua compreensão da realidade e das práticas sociais.

PCNs Ensino Fundamental (do 1 º ao 5º ano)

A escola, na perspectiva de construção de cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade.

PCNs Ensino Fundamental (do 6 º ao 9º ano)

As questões relativas à globalização, às transformações científicas e tecnológicas e à necessária discussão ético-valorativa da sociedade apresentam para a escola a imensa tarefa de instrumentalizar os jovens para participar da cultura, das relações sociais e políticas. A escola, ao posicionar-se dessa maneira, abre a oportunidade para que os alunos aprendam sobre temas normalmente excluídos e atua propositalmente na formação de valores e atitudes do sujeito em relação ao outro, à política, à economia, ao sexo, à droga, à saúde, ao meio ambiente, à tecnologia, etc.

Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes.

BILINGUISMO.

• PROJETO BILINGUE – O aprendizado de uma nova língua é mais fácil durante a infância devido a maior plasticidade neurológica e menor número de barreiras cognitivas.

O projeto bilíngue capacita o aluno a falar e compreender a língua inglesa naturalmente a partir de situações e ambientes já conhecidos por ele.

O aprendizado surge da vivência.

Live a language, learn a language.

Vivemos a língua inglesa como uma porta aberta para o mundo, trazendo a oportunidade de desenvolver comunicação e entendimento além das fronteiras.

Nossos alunos possuem uma carga horária de inglês estendida (inglês diário) e não só em sala de aula como também em oficinas de culinária, em nosso integral, em momentos do refeitório, muito natural e lúdico.

A partir dos 2 anos toda interação das crianças com os educadores é bilíngue (Português/Inglês), é feita espontaneamente nos dois idiomas, sem tradução. Cada grupo possui duas educadoras, uma comunica-se com as crianças em Inglês e a outra em Português.

Programas bilíngues promovem além do conhecimento de dois idiomas, a integração multicultural.

Quando desde muito pequena a criança se dá conta que um objeto tem na comunicação diferentes formas de representá-lo, por exemplo: caneta: pen, verde: green, e são aprendidos ao mesmo tempo, o processo de aprendizagem da segunda língua se dá natural e juntamente com a primeira, coisa que só é possível na primeira infância, a partir daí sempre se usará a tradução.

ph-fundamental.png