NOSSO ENSINO MÉDIO

A proposta pedagógica do Colégio J.R. Lages – Sistema pH de Ensino no Ensino Médio caminha no entendimento de que só por meio da transposição de conhecimentos para novas situações e experiências de fato se dá o aprendizado. Caso contrário, o que ocorre é apenas um mecanismo de memorização no qual fatos, mas não ideias, circulam das folhas do livro didático e dos cadernos para a prova. O que se espera alcançar, em primeiro lugar, é a cidadania, que poderíamos dizer ser a finalidade síntese da Educação Básica, a qual não dispensa o contexto do trabalho como sentido prático para sua realização.

À luz deste entendimento, nosso Ensino Médio em Horário Integral (escolaridade manhã e tarde) busca preparar os alunos para os exames que os aguardam ao final desta etapa, que também apresenta transformações, exigindo o conhecimento das competências e habilidades específicas para cada área de conhecimento. Por meio de uma matriz curricular ajustada para essa finalidade, a exemplo das aulas de Redação, Matemática, e Gramática e Interpretação, com carga horária muito superior à maioria das escolas, entendemos que o nosso maior objetivo será plenamente atingido: o sucesso do nosso aluno.

PCNs Ensino Médio

Dentre os quatro princípios propostos para uma educação do século XXI – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser – destaca-se o aprender a conhecer, base que qualifica o fazer, o conviver e o ser e síntese de uma educação que prepara o indivíduo e a sociedade para os desafios futuros, em um mundo em constante e acelerada transformação. A educação permanente e para todos pressupõe uma formação baseada no desenvolvimento de competências cognitivas, sócio-afetivas e psicomotoras, gerais e básicas, a partir das quais se desenvolvem competências e habilidades mais específicas e igualmente básicas para cada área e especialidade de conhecimento particular.