• 365diascomvc

Dia do Diretor Escolar - 12 de novembro



O Dia do Diretor Escolar é comemorado anualmente no dia 12 de novembro. A data celebra o profissional responsável por gerir e administrar as decisões da escola. O diretor escolar tem a função de colaborar para a construção de um bom ambiente para docentes, estudantes e toda a comunidade escolar.

Preparamos este artigo sobre essa profissão tão importante dentro das instituições de ensino brasileiras. Feliz Dia do Diretor Escolar e boa leitura!


Entenda a origem do cargo de diretor escolar


O cargo de diretor escolar surgiu devido a uma necessidade de expansão do ensino pelo país. Na década de 1880, no contexto da Proclamação da República, o ensino passou por fortes transformações. Até então, as aulas ocorriam nas casas dos professores ou em prédios públicos improvisados, que eram chamadas de escolas isoladas.

Os alunos eram ensinados a ler e escrever, além de terem contato com princípios matemáticos e questões relacionadas à religião. Visando reunir os aprendizados, as escolas reunidas foram criadas, unindo as escolas isoladas em um único prédio. A princípio, não possuíam uma direção. Com o tempo e com o aumento do número de escolas isoladas, os grupos escolares passaram a contar com a figura do diretor.

Foi em setembro de 1892 que o estado de São Paulo instituiu a Lei Estadual nº 88. A lei definiu o diretor escolar como parte das organizações escolares. O diretor seria nomeado pelo governo e, preferencialmente, deveria ser um professor formado pelo Magistério de 1º grau ou Pedagógico.

Os diretores escolares foram, então, os responsáveis pelo bom andamento da reforma educacional, orientando os docentes, e também assumiram a exercer funções administrativas.


O papel do diretor na escola


Hoje o papel do diretor na escola é garantir a excelência em todos os aspectos da instituição de ensino, seja administrativo, sociocomunitário ou pedagógico. O seu objetivo é garantir aos alunos um ambiente favorável à construção do conhecimento e um bom processo de ensino-aprendizagem.

O diretor também é responsável pelas finanças da escola e, por isso, precisa manter a boa saúde financeira da instituição. Deve, por exemplo, tomar decisões a respeito da manutenção e da reforma dos espaços físicos da escola. Ainda, deve se atentar aos materiais e equipamentos da escola. Portanto, é importante ter em vista sempre os recursos financeiros da escola e os interesses da comunidade, guiando-se por uma gestão democrática.

Nesse sentido, é importante que o diretor estabeleça um bom relacionamento entre a escola e a família. Esse bom relacionamento deve ser buscado no momento da matrícula e perpassar por toda a trajetória do estudante na instituição. O diretor deve, ainda, se manter próximo a coordenadores, professores, funcionários e alunos da escola. O relacionamento próximo ajuda o profissional a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na instituição de ensino.

Além disso, as práticas pedagógicas devem ser acompanhadas pelo diretor escolar, sempre tendo em vista a evolução do desempenho dos estudantes. Para isso, é importante que ele acompanhe as mudanças e os acontecimentos relevantes do cenário educacional brasileiro e mundial. O diretor também é responsável por garantir que o corpo docente tenha os recursos necessários para conduzir o processo de ensino-aprendizagem, inclusive pensando em formação continuada do corpo docente.


Homenagem ao Dia do Diretor Escolar


Organizar um lanche especial para o Dia do Diretor Escolar é uma ação que não demanda muito esforço, mas que muito pode agradar o profissional. A equipe escolar pode se dividir para levar os comes e bebes e o lanche pode ser realizado no intervalo entre as aulas ou entre os turnos.

Presentear o diretor com algo que ele poderá utilizar em seu dia a dia é ideal. Uma caneca ou uma agenda e caneta personalizadas são ótimas ideias de presentes. Além disso, é interessante escrever um cartão e coletar assinaturas de toda a equipe escolar como forma de homenagem a esse profissional tão importante.


Valorize o Diretor Escolar todos os dias


Como vimos, o Dia do Diretor Escolar, comemorado em 12 de novembro, é uma data para reconhecer o trabalho desse profissional que é tão importante para o bom encaminhamento dos processos da instituição de ensino. Responsável pela tomada de decisões cruciais dentro da instituição, o diretor escolar precisa conhecer as principais mudanças no cenário educacional brasileiro.




Nicolle Abreu - O Blog De Gota em Gota foi criado pela Plataforma Educacional pH para falarmos de educação, além de trocarmos experiências, ideias e conteúdo, através do compartilhamento de projetos pedagógicos e de gestão de nossas escolas parceiras! Faça parte você também da Rede pH.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo