• 365diascomvc

Dia do Professor

Assistam o vídeo abaixo.

Nicolle Abreu - Blog PH

No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado em 15 de outubro. A existência dessa data é de grande importância, já que os professores são fundamentais para a formação humana e para o desenvolvimento de uma sociedade. Essenciais dentro das escolas, os professores merecem reconhecimento e prestígio, e as homenagens não precisam, no entanto, de um alto investimento. É possível celebrar a data e a importância do professor de forma simples. O importante é não deixar esse dia passar em branco. Preparamos este artigo para falar sobre a origem do Dia dos Professores e para mostrarmos algumas sugestões de homenagens que podem ser feitas ao educador dentro da escola. Confira! Como surgiu o Dia dos Professores no Brasil No dia 15 de outubro de 1827, o Imperador do Brasil, Dom Pedro I, baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. De acordo com o decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter “escolas de primeiras letras” — hoje correspondentes ao Ensino Fundamental. A criação do Ensino Elementar do Brasil é considerada um dos nossos maiores marcos no que diz respeito à educação. Entretanto, apenas cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, a data foi celebrada pela primeira vez. Um professor paulista, Salomão Becker, teve a ideia de transformar esse dia em feriado. Ele, então, iniciou a tradição de homenagear os professores no 15 de outubro em referência à data do decreto de D. Pedro I. Em 1963, a data foi oficializada como feriado escolar, por meio do Decreto Federal nº 52.682, assinado pelo então presidente João Goulart. Além disso, também em outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Professores. A data, o dia 5, foi escolhida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para comemorar a aprovação, em 5 de outubro de 1966, da Recomendação da UNESCO e da OIT (Organização Internacional do Trabalho) relativa ao Estatuto dos Professores. Homenagem ao Dia dos Professores Como vimos, o Dia dos Professores é uma data cercada de história e de extrema importância para os docentes. Por isso, homenagear esses profissionais é fundamental para que eles se sintam valorizados e reconhecidos por seu trabalho, tão essencial para o desenvolvimento da sociedade. Envolver a comunidade escolar — coordenadores, diretores, funcionários, alunos e famílias — na homenagem aos docentes torna qualquer ação mais especial. Para isso, produzir um cartão (mesmo que virtual) ou cartaz com mensagens dos diversos agentes da comunidade escolar direcionadas aos professores é uma possibilidade. Outra possibilidade, para um momento presencial, é a de preparar um lanche coletivo especial. Para essa segunda ação, cada aluno e funcionário da instituição de ensino pode ficar responsável por levar um tipo de lanche para ser compartilhado com toda a escola no intervalo das aulas. A escola pode, ainda, presentear os professores com lembrancinhas personalizadas, como cadernos, canetas, canecas ou agendas. Esses são presentes que o educador utilizará em seu dia a dia, o que os torna mais interessantes, pois ele se lembrará de seu valor todos os dias. A rotina dos professores e o uso da tecnologia O Dia dos Professores é comemorado no mês de outubro e surgiu com um decreto de D. Pedro I que instituía a criação de escolas em todas as cidades do Brasil. De lá para cá, o Brasil e o mundo se transformaram. Alunos e professores tiveram de se adaptar ao longo desses quase dois anos. O que não mudou é o fato de que professores seguem sendo de extrema importância dentro e fora da escola. Valorizar esses profissionais e reconhecer o valor do seu trabalho pode ser feito de diferentes maneiras, não somente nas datas especiais que relembram sua importância. Com as constantes mudanças do mundo, professores muitas vezes apresentam uma rotina muito atarefada. Com isso, é natural que os docentes se sintam sobrecarregados, e cabe à escola garantir que eles tenham as melhores condições para desempenharem o seu papel na sociedade.